9 de julho de 2015

O que mudou ?

O São Paulo interrompeu um sequência de quatro partidas sem vitórias no Brasileirão ao bater o Vasco por 4 a 0 em Brasília. A goleada desta quarta-feira acabou marcada pelo bom desempenho do time paulista no primeiro tempo, com um esquema sem um centroavante fixo e o rodízio de jogadores implantado após a chegada de Juan Carlos Osorio.
 Foto: André Borges / FramePhotoHá pouco mais de um mês no cargo, o treinador colombiano conseguiu colocar em prática as mudanças na escalação. Nos sete jogos à frente do time, Osorio não repetiu a formação titular e modificou o esquema tático diversas vezes.
Na vitória sobre o Vasco, por exemplo, o São Paulo atuou sem um jogador centralizado no ataque. Com Pato aberto à esquerda e Michel à direita, o time teve Centurión como homem mais avançado. O argentino, no entanto, mostrou muita movimentação, deslocando-se também para as pontas. Com isso, conseguiu dar mais velocidade à equipe.
No primeiro gol, marcado por Pato, o atacante pressionou o zagueiro Rodrigo dentro da pequena área. Nos dois últimos, Centurión carregou a bola pela ponta direita e conseguiu finalizar. Após rebotes do goleiro, Wesley e Boschilia conseguiram ampliar o placar para o São Paulo.
Osorio, entretanto, fez elogios a Luis Fabiano, poupado para o confronto com o Vasco. Segundo o treinador colombiano, a saída do centroavante faz parte da ideia do rodízio, colocada em prática nos últimos sete jogos.
"Para que seja claro, Luis é um jogador muito importante para nós. Mas ele é especial, tem 34 anos. Muitos poucos, ou talvez nenhum jogador pode jogar três jogos em oito dias. Por isso essa mudança. E vamos sempre tentar manter o time com fôlego, com possibilidade de competir. Para isso é necessário fazer o rodízio, mudar, ter essas relações", disse OsorioLuis Fabiano também não entrou em campo contra o Atlético-PR, há duas rodadas. Naquela ocasião, Paulo Henrique Ganso atuou mais avançado, com Pato e Michel Bastos abertos nas pontas.
 Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / DivulgaçãoTeoria e prática
 
Osorio foi apresentado pelo São Paulo no dia 1º de junho e na primeira entrevista garantiu que implantaria um rodízio de jogadores no time. O treinador em quase todas as declarações ressaltou a importância de colocar em prática a ideia, principalmente após o início do calendário mais apertado, com jogos disputados também às quartas-feiras.
 
Nas sete partidas de Osorio no comando do time, Michel Bastos foi o único jogador a ser escalado como titular em todos os confrontos. E sempre na mesma posição, seja no esquema 4-1-4-1 ou no 4-2-3-1, aberto à direita.
 
O colombiano utilizou cinco atletas como primeiro volante. Denilson enfrentou o Grêmio. Vendido para o Al-Wahda, o atleta deu lugar a Hudson, que depois de três jogos acabou substituído por Thiago Mendes. Contra o Fluminense, Osorio escalou Lucão na cabeça de área. Diante do Vasco, promoveu a entrada de Rodrigo Caio na posição. 
 Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação 
Após a saída de Souza, negociado com o Fenerbahce, o São Paulo passou a atuar com dois volantes, no 4-2-3-1. Sem o titular, Osorio passou a dar mais chances a Wesley. Nesta quarta, o jogador conseguiu surpreender a defesa do Vasco ao subir para o ataque. Foi dessa forma que o volante conseguiu marcar um dos gols da goleada. 
 
"Cada jogo é diferente. Contra o Fluminense, iniciamos com dois volantes centrais. Faltava um volante de saída, entrou o Wesley e tivemos o controle do jogo", afirmou o treinador do São Paulo.

0 comentários: