Curiosidades

curiosidades

A BOLA BRANCA !!



Joaquim Simão Gomes: guarde esse nome. 'Seo' Joaquim, funcionário do São Paulo desde os tempos da Floresta, se intitulava inventor da bola branca.
Antigamente, no tempo das bolas de capotão, de couro, ela era marrom, fosca.
A invenção teria nascido ao acaso. De tanto correr atrás de bolas perdidas no mato da Floresta e nunca as encontrar, resolveu experimentar pintá-las com tinta branca, dessas comuns mesmo, para facilitar sua visualização. Segundo ele, o povo achou estranho no início, mas a ideia logo se popularizou - principalmente com a expansão das partidas noturnas, exatamente ali, no Campo da Floresta, então recentemente iluminado.

ME EMPRESTA A CAMISA !

Parece o São Paulo, mas não é. Por algumas vezes outras equipes utilizaram a camisa oficial do São Paulo FC em seus jogos. Em 1949, na semifinal do Torneio Início do Campeonato Paulista, o XV de Piracicaba, alvinegro, enfrentaria o Ypiranga, também preto e branco. O jeito foi o XV atuar com a camisa branca do SPFC. Deram sorte, venceram, e na final bateram o próprio Tricolor.

Pelo Campeonato Brasileiro de Seleções, em 26 de fevereiro de 1950, no Parque Antárctica, a Seleção Gaúcha entrou em campo com o manto são-paulino (a camisa nº 2) para enfrentar a Seleção Bahiana. Como era de se esperar, com aquela camisa não perderam. Venceram o jogo por 2 a 1. No próximo jogo - semifinal, já sem a camisa tricolor, perderam para a Seleção Paulista (por sinal, também tricolor).

Um outro causo mais antigo, que remonta a 1930, é ainda mais curioso. O Hakoah All-Stars, time de colônia judaica, dos Estados Unidos, excursionava no Brasil. Em 3 de julho enfrentou o combinado formado por São Paulo e Palestra Itália. O combinado atuou de branco - uniforme inteiramente branco, para não ser associado nem ao São Paulo, nem ao Palestra. O Hakoah, por outro lado, entrou em campo com a camisa nº 1 do São Paulo. Quem chegasse à Chácara da Floresta para torcer pelos brasileiros desavisado, corria o risco de torcer para o time errado... O placar do jogo? Aquele com a camisa do São Paulo não perdeu, oras. 3 a 2 em cima dos brasileiros.

O 1º GOL DO GOLEIRO

Não foi de Rogério Ceni. O maior goleiro artilheiro da história, Rogério marcou seu primeiro gol pelo São Paulo em 15 de fevereiro de 1997, em cobrança de falta no goleiro Adinam, do União São João.

Pois bem, um ano e meio antes, em 15 de julho de 1995, um jovem goleiro chamado Moscatto (José Augusto Buoro Moscatto, 11/11/1972, São Paulo-SP), em cobrança de pênalti contra Ângelo, do Uberlândia, no segundo tempo da partida válida pelo Torneio Rei Dadá, marcou o segundo gol do time, dando a vitória ao Tricolor e anotando o primeiro gol de goleiro da história do São Paulo FC.

Era uma partida do Expressinho, mas ainda assim uma partida oficial do clube. Moscatto nunca mais viria a marcar nenhum gol com a camisa do São Paulo, tendo, na verdade, realizado somente duas partidas oficiais. Seu último contrato profissional foi com o XV de Piracicaba, em 2007.

A TAÇA MAIS ANTIGA 

Dentre as inúmeras taças do SPFC, a mais antiga não foi conquistada pelo clube, seja antes ou após a refundação de 1935.

Ela é de 1910, de um time varzeano chamado São Paulo Football Club, que tentou entrar na Liga e foi vencido, logo deixando de existir. Uma de suas taças, porém, foi doada ao atual São Paulo FC.

Embora seu registro conste no jornal A GAZETA de 9 de outubro de 1943, seu paradeiro é mais do que desconhecido. Quase uma lenda.

CARA OU COROA !!

Em 1943, para saber quem seria o campeão era só jogar na moeda. Se desse cara, o Palmeiras levaria. Coroa, o Corinthians conquistaria a taça.
O "ditado" era repetido pelos dirigentes de ambos os times já havia alguns anos. Cansado, Frederico Menzen, presidente do Tricolor, retrucou:

- "E o São Paulo?"
- "Só se a moeda cair em pé", ironizavam abertamente.
Ao fim do campeonato, porém, que coisa! A moeda caiu em pé.
Em comemoração, a torcida são-paulina desfilou pelas ruas da cidade com um carro que trazia no alto a mítica moeda.


4 comentários:

Anônimo disse...

Bacana gostei

Anônimo disse...

Legal a do cara ou coroa . bju juh

Anônimo disse...

Segue meublog tbem o nome dele é Paixão SPFC eu agradeçeria muito .
Abc Fernando !!

Anônimo disse...

Bah gostei !! like